sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Instrumentos Exatos ou Precisos?

A produção industrial depende de instrumentos que sejam tanto exatos, quanto precisos, para que seus produtos sejam uniformes e seus estoques de matérias primas sejam devidamente controlados e previsíveis. A propósito, tudo em uma indústria depende destes controles intencionais. Eis a importância de bons instrumentos para o bom controle!

Apesar dos termos parecerem ser sinônimos a primeira vista, são bem distintos seus conceitos, e assim, a maneira como eles trabalham.

Terminologia

Exatidão: indica o quão próximo do valor real - aquele aceito como referência - está o 
valor medido. Quer dizer, as medições, tecnicamente não possuem erros por estarem dentro da margem admissível.

Precisão: indica o quanto as várias medidas realizadas de mesma ordem, estão próximas umas das outras. Neste caso, pode até haver uma margem de erro, da qual, pode ser facilmente corrigida por meio de cálculos simples para encontrar a precisão desejada.

Ilustração

Para ilustrar os conceitos distintos entre exatidão e precisão, perceba a figura abaixo em que foi realizada cinco vezes a pesagem de 1kg exato, em quatro balanças diferentes:
a)
Precisão: Não          As medidas estão espalhadas e longe do valor real
Exatidão: Não
b)
Precisão: Sim          As medidas estão próximas e fora do valor real
Exatidão: Não
c)
Precisão: Não          As medidas estão espalhadas e dentro do valor admissível
Exatidão: Sim
d)
Precisão: Sim          As medidas estão próximas e dentro do valor real
Exatidão: Sim

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Será que Foi Sobrecarga ou Curto-Circuito?


Você saberia diferenciar um problema ocorrido entre uma sobrecarga e um curto-circuito? Parece boba a pergunta, mas ambos os problemas não significam a mesma coisa e muitos profissionais técnicos da área os interpretam mal, e pior, usam ambos os termos como permutáveis em alto e bom som. A confusão é originária de um dos fatores provocador destes problemas, a saber, a sobrecorrente.

Pois bem, uma condição de curto-circuito pode ser direcionada para a classe de 'Falta', enquanto a sobrecarga, pode ser atribuída como mal uso ou dimensionamento do circuito. 

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Entenda o que é Instrumentação

Instrumentação é a combinação ajustada de vários instrumentos. Já, o instrumento, é qualquer peça de um conjunto de ferramentas específicas, como por exemplo:
- Na área musical: gaita, violão, trompete, mesa de som e etc;
- Na área médica: bisturi, cizalha, pinça, aparelho de pressão e etc;
- Na área elétrica: alicate de corte, chave de borne, multímetro e etc.
- Na área ótica: óculos, microscópio, projetor, câmera fotográfica e etc;  
- Na medição: régua, paquímetro, termômetro, multímetro e etc.

Portanto, como os modernos processos industriais são muito variados, tão variados que basicamente todos os itens de consumo atualmente são provenientes da produção em escala. Assim, esses processos fabris exigem modernos e sofisticados instrumentos de controle para poderem atender os montantes e as exigências cada vez maiores de mercado. E não apenas isso, mas o número de controles nas plantas, tem aumentado muito, e, devido à tecnologia, em áreas antes de reduto apenas humano. 

domingo, 4 de setembro de 2016

Entenda a Padronização e Convenções Aplicada à Eletricidade

O Sistema Métrico Internacional de Unidades e Dimensões, normalmente denominado abreviadamente pela sigla SI (Système Internationale), trata da padronização de unidades de medidas de grandezas físicas conhecidas para todas as áreas de atuação. Foi adotado aqui no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, no caso, também pelas principais sociedades de engenheiros eletricistas do mundo, produzindo com isso, a uniformidade nas pesquisas e intercâmbio de cálculos, projetos e informações.

Tal sistema foi estabelecido em 1960 na Conferência Geral de Pesos e Medidas realizada em Paris, devido ao aumento da interatividade entre países.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A Importância das Normas de Padronização


Você já teve o desprazer de se deparar com um produto ou serviço de má qualidade? Tenho certeza que já teve, pois, todos nós já nos deparamos com tal situação, quando não, fomos nós mesmos os donos da arte.

Os resultados são dores de cabeça com retrabalhos, trocas, adequações, adaptações, gastos financeiros não previstos e não tão raro assim, o completo desastre.

Para queimar o filme da tal empresa ou do dito profissional, não é necessário derrubar o empreendimento inteiro, basta um mero detalhe relevante, para que se suje a beirada do lençol alvejado.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O que é a Eletricidade? (Para Leigos)

Eletricidade é um termo que se refere a um ramo da física que estuda os fenômenos associados às cargas elétricas, ou seja, diz respeito ao comportamento dos elétrons da última camada externa da órbita atômica em relação aos prótons do seu núcleo. 

Para entender o que isso significa, queira notar que um átomo em seu estado natural, possui uma quantidade fixa de prótons (+) em seu núcleo, e, orbitando em torno deste núcleo, há o mesmo número exato de elétrons (-) espalhados em camadas sobrepostas. Isso faz com que este átomo esteja em equilíbrio elétrico, ou seja, ele está eletricamente neutro pelo fato dos prótons e elétrons, um anular a carga elétrica do outro, já que ambos possuem a mesma energia.